Em Penalva, Semed inicia inserção de dados educacionais para o Censo Escolar

A Secretaria Municipal da Educação de Penalva (Semed) iniciou na última sexta-feira, 2 de fevereiro, o preenchimento da segunda etapa do Censo Escolar, referente ao ano letivo de 2023.

Todas as instituições de ensino do Brasil devem registrar dados relativos ao desempenho acadêmico e à frequência dos estudantes, conforme declarado na fase inicial do Censo Escolar 2023.

"O início vigoroso do Censo Escolar marca o ponto de partida para o mais significativo levantamento estatístico educacional em nossas unidades de ensino públicas.

Esta abrangente iniciativa visa coletar dados detalhados que são fundamentais para a compreensão da realidade educacional, permitindo a implementação de políticas mais eficazes.

Através desse processo, busca-se não apenas quantificar, mas compreender as dinâmicas das escolas públicas, promovendo uma visão mais precisa e embasada para orientar o desenvolvimento educacional", completa a Secretaria de Educação de Penalva.


Este censo desempenha um papel crucial na análise da situação educacional do país, gerando indicadores essenciais como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), taxas de rendimento, fluxo escolar e distorção idade-série. Essas informações são fundamentais para monitorar o progresso educacional no Brasil e orientar as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

Censo Escolar

O Censo Escolar, dividido em duas etapas, representa a principal pesquisa estatística na educação básica do país. Coordenado pelo Inep, é conduzido de maneira colaborativa, envolvendo as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas, tanto públicas quanto privadas. O levantamento abrange diversas etapas e modalidades da educação básica, incluindo ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

Etapas

Matrícula Inicial - Primeira Etapa

Na primeira etapa, são coletadas informações sobre escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula, de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional e tecnológica. Essa coleta é realizada com base na realidade das escolas na data de referência do Censo Escolar, que ocorre na última quarta-feira do mês de maio.

Situação do Aluno - Segunda Etapa

A segunda etapa do Censo Escolar, conhecida como "Situação do Aluno", tem como objetivo registrar informações sobre desempenho e movimentação escolar ao final do ano letivo, referentes aos alunos declarados na primeira etapa.

 As escolas declaram a condição do aluno no Sistema Educacenso, indicando se foi aprovado, reprovado ou em outras situações, como transferido, deixou de frequentar ou falecido.

Prazos

Coleta de dados da situação do aluno: 01/02/2024 até 11/03/2024;
Divulgação dos dados finais: até 10/05/2024.

Os dados coletados também serão utilizados no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023, que será divulgado neste ano de 2024 pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep.

As taxas de aprovação aferidas no Censo Escolar, juntamente com os resultados de aprendizagem apurados no Saeb, compõem o indicador, utilizado para monitorar o desempenho das escolas e das redes de ensino. 

Os resultados finais da segunda etapa do Censo Escolar serão divulgados em maio

*Com dados do INEP
Postagem Anterior Próxima Postagem