O momento tão esperado, deu início nesta sexta-feira (23),início do desfile das escolas de samba, um espetáculo que mistura paixão, tradição e arte, no Anel Viário, em São Luís.
A primeira a atravessar a passarela foi a Turma do Quinto, representante da Madre Deus, que sacudiu as arquibancadas e camarotes ao som do samba-enredo em homenagem ao talentoso cantor e compositor Josias Sobrinho. O próprio homenageado desfilou no penúltimo carro alegórico, acompanhado por uma ala composta por diversos artistas e personalidades da rica cultura maranhense.
Logo em seguida, foi a vez da Unidos de Fátima, originária do Bairro de Fátima, encantar o público com o enredo "A celebração da cultura negra no quilombo de Fátima - Viva Antônio de Paulo - mestre da artesania".
A terceira a cruzar a passarela foi a Turma de Mangueira, trazendo consigo uma reflexão profunda sobre o poder das mãos e como elas moldam nossas vidas e emoções, no enredo "Entrelaçando o destino: as mãos que moldam a vida e tecem emoções".
A Marambaia, também do Bairro de Fátima, veio em seguida, com uma representação tocante do tema "Fé e Devoção. Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge Guerreiro".
Por fim, encerrando a primeira noite de desfiles com chave de ouro, a Flor do Samba fez a plateia vibrar com o samba-enredo "Maranhão à Mesa: Heranças de Sabores", destacando-se pela potência de sua bateria e pela cadência envolvente do samba.
Mas as festividades não param por aí! Neste sábado (24), é a vez dos blocos tradicionais do Grupo B, como Os Diferenciados, Renovação do Ritmo e Companhia do Ritmo, mostrarem toda a sua energia.
Além disso, escolas de samba como Mocidade da Ilha, Terrestre do Samba, Império Serrano e Favela do Samba prometem continuar encantando o público com sua arte e tradição.