Brasileiros em Gaza estão na fronteira com o Egito, aguardando a oportunidade de atravessar.

 


Brasileiros em Gaza estão na fronteira com o Egito, aguardando a oportunidade de atravessar. Um total de 34 pessoas, que deixaram Gaza, têm como destino o Brasil.

O grupo de brasileiros na Faixa de Gaza está aguardando desde o início da manhã desta sexta-feira (10) a chance de cruzar a fronteira de Rafah, que leva ao Egito. 

A permissão para deixar o território palestino foi concedida após 34 dias do início dos conflitos no Oriente Médio. Esses 34 brasileiros ou palestinos em processo de naturalização estavam nas cidades de Khan Yunis e Rafah, no sul de Gaza.

O comerciante Hasan Rabee, de 30 anos, postou em uma rede social nesta manhã se despedindo da mãe, destacando as dificuldades de deixar sua família em condições precárias. Ele espera que uma segunda lista de autorizações permita que seus parentes também deixem a região.

Em um vídeo enviado à Agência Brasil, Hasan mostrou o grupo que estava em Khan Yunis, viajando para Rafah. As duas cidades palestinas estão distantes cerca de 10 quilômetros. Ao chegar à fronteira, Hasan enviou mais dois vídeos informando que a passagem ainda está fechada.

"Até agora, ao meio-dia, as fronteiras estão fechadas. As ambulâncias ainda não chegaram para trazer os feridos. Sem a entrada dos feridos do norte da Faixa de Gaza, ninguém pode viajar", relatou em vídeo. O horário na Faixa de Gaza está cinco horas à frente do horário de Brasília.

Se nenhum problema adicional ocorrer nesta sexta-feira (10), os brasileiros podem conseguir atravessar para o Egito. A fronteira de Rafah fechou duas vezes nos últimos dias: entre o último sábado (4) e a segunda-feira (6) devido a um bombardeio israelense a um comboio de ambulâncias, e na última quarta-feira (8) por "questões de segurança", conforme informado pelos Estados Unidos.

*com informações da Agência Brasil


Postagem Anterior Próxima Postagem