Os cidadãos de Penalva já desembolsaram mais de R$ 1 Milhão e Trezentos e vinte mil em impostos neste ano (2023), direcionados aos governos federal, estaduais e municipais.
Esse valor foi registrado pelo Impostômetro, um painel instalado na sede da Associação Comercial de São Paulo, localizada no centro histórico da capital paulista, na manhã deste domingo, 10 de setembro.
Essa contabilidade inclui impostos, taxas, contribuições, multas, juros e correção monetária.
Análise sobre a Inflação no Brasil
A alta da inflação, embora tenha sido mitigada por algumas medidas de desoneração, exerceu influência direta no aumento dos preços dos produtos e, por consequência, na arrecadação tributária.
"Vale destacar que a redução temporária nos impostos sobre os combustíveis, de certa forma, amenizou o impacto do aumento geral dos preços”, avaliou Solimeo.
No entanto, o economista alerta para a necessidade de abordar os gastos públicos como parte fundamental da equação econômica do Brasil.
Solimeo mencionou o novo arcabouço fiscal (PLP 93/2023), denominado Regime Fiscal Sustentável, que procura controlar o endividamento, substituindo o teto de gastos em vigor, por um regime fiscal focado no equilíbrio entre a arrecadação e as despesas.
"O arcabouço fiscal busca estabelecer diretrizes para o aumento dos gastos. No entanto, após sua implementação é esperado que ocorram aumentos significativos na carga tributária para cumprir as as novas metas fiscais", explica o economista-chefe da ACSP.