Conversei com o comandante.Eduardo, responsável pelo colégio militar 2 de Julho do município de Penalva.
A respeito do vídeo divulgado na segunda-feira, 25, no perfil da @falapenalva, envolvendo alguns alunos da escola.
De acordo com o comte.Eduardo, estes alunos e os pais já haviam sido notificados há duas semanas sobre a questão do uniforme escolar.
"Alguns vão de chinelo, Calça Jeans, calça rasgada, outros com as vestimentas totalmente sujas e inadequadas para estarem dentro da sala de aula".
"O uniforme serve para preservar a própria roupa de uso cotidiano, evitando um maior desgaste e consequentemente despesa para família".
O comandante ressaltou que, os pais dos alunos são cientes das normas internas do CBM-MA, eles assinam um termo de compromisso. " Ninguém foi obrigado a entrar na escola, pelo contrário, eles foram em busca de uma vaga para seu filho, devido à alta procura pela CBM-MA de Penalva".
O regimento interno do CBM-MA, diz: " Todo aluno deve estar devidamente uniformizado ( fardamento completo, com o gorro), conforme padrão da instituição".
Existe todo um processo para entrar na escola Bombeiro Militar: Inscrição, Seletivo e Matrícula.
Na semana 0 ( inicial), é realizada uma reunião com os pais para informar todo o regulamento da escola, inclusive o valor da taxa.
Vale ressaltar que, essa taxa é uma das mais baixas entre as CBM-MA, custando apenas R$20,00 reais, onde o próprio Comte.Eduardo, fez esse pedido para ajudar as famílias mais carentes da cidade de Penalva.
Mas, ainda há um número expressivo de inadimplentes.
O valor da taxa é revertido em melhorias para escola, já foram comprados ventiladores, material escolar, material de expediente e uma impressora.
Finalizando, o Comte.Eduardo fez um breve discurso.
" Eu só quero o melhor para as nossas crianças de Penalva, só quero o melhor aos alunos da escola bombeiro militar".