Teve inicio por volta das 04 horas da manhã do dia 08 de março, operação de fiscalização em comunidades da Região de Rios em Penalva, com o objetivo de combater à pesca predatória.
A ação foi realizada em conjunto com a Polícia Militar do Estado do Maranhão (36ª BPM/MA) e a colônia de pescadores, com o intuito de fiscalizar a preservação dos lagos e o cumprimento dos acordos de pesca em áreas com elevada pressão pesqueira.
De acordo com a nota publicada pelo 36bpmma, durante as abordagens realizadas , foram encontradas situações relacionadas à pesca irregular. Várias redes de pesca foram apreendidas pelos agentes, pois suas malhas estavam fora do padrão.
Além disso, houve uma conversa com os pescadores da região tratando sobre as consequências desse tipo de prática.
Os acordos de pesca são criados pelas comunidades ribeirinhas com o objetivo de promover o ordenamento pesqueiro em determinada região e reduzir conflitos sociais entre pescadores. Esses acordos possuem força de lei e estabelecem regras para o acesso e uso dos recursos naturais pesqueiros, tanto para residentes locais quanto para visitantes.
Caso observe algum ato contra a fauna e a flora, o cidadão pode produzir fotos ou vídeos como prova e identificar o responsável com informações como nome, número da placa do veículo e endereço.
A Polícia Militar do Estado do Maranhão (36ª BPM/PMMA) tem trabalhado para conter as irregularidades por meio de ações planejadas em um cronograma sigiloso, a fim de identificar e autuar os criminosos ambientais de forma eficaz, dada a grande demanda e a ampla área geográfica do município.